sexta-feira, 18 de julho de 2008

Por onde andam? - Gilberto Valle


Pensando esses dias, nas várias conversas de terça à noite no Cafoblues sobre música me remeti a política. Isso mesmo! Talvez não seja tão difícil essa junção, mas penso que será de um modo diferenciado.
Eu sou fã das letras de Renato Russo, já Bruno é fã confesso de Cazuza e isso me fez pensar em política.
Na década de 80, o país, como todos sabem, passava por momentos de dificuldades extremas em relação a política, preconceitos de novas coisas como AIDS, Homossexualismo e tantas outras batendo na cara de uma sociedade recém-saída do Regime Milico. Daí surgiram os estudantes, aqueles indignados e sem dúvida os que mais sofriam com os absurdos cometidos não só pelo governo, mas principalmente pela família. Nesse meio dois gênios, surgiram. Renato e Cazuza.
Estudantes de diferentes classes, mas que sabiam, procuravam enxergar o que estava acontecendo no país. Começaram por meio musical a criticar tudo aquilo que era nocivo a juventude. Coisas como o preconceito, "discriminação por conta de sua classe, sua cor", ou por te chamarem de "bicha, de maconheiro..., pela falta de emprego, dentre outras coisas. Mas, eles sempre almejavam um futuro melhor pro país, mesmo "andando down", eles clamavam que: "o Brasil é o país do futuro."
Triste ilusão! A década de 90 ainda trouxe Chico Science pro cenário nacional e mais tarde Los Hermanos. No entanto, o que me fez escrever esse texto foram meus pensamentos: "Onde estão os revolucionários desse país? Por onde andam os estudantes? Por onde andam as idéias?"
Na minha concepção é difícil engolir certo tipo de verdade. Desde já, afirmo que é uma verdade! Renato e Cazuza almejavam a saída do Governo "direitista" e a vinda da "esperança" pra classe trabalhadora (que anos depois viria acontecer na eleição de Lula). Só que esta não aconteceu.
Confesso que votei em Lula na primeira eleição, era jovem, universitário atuante (fundado de dois Diretórios Acadêmicos e Presidente do de Administração), mas hoje me arrependo até a unha dos pés. Quem se iguala a pessoas que porventura você fala mal, é pior do que elas.
Mas tudo bem, não quero discutir política e sim música. Quando questionei onde estão os estudantes desse país, é porque me sinto incomodado pelo fato de estarmos quase há 15 anos parados e cegos. As pessoas cegaram! Não se critica mais o governo, não sa fala mais de nada. Por que? Porque o governo é de Esquerda? Porque Renato e Cazuza almejavam isso! Garanto que se os mesmos etivessem vivos, estariam muito decepcionados com as arbitrariedades que a CORJA DO PT anda fazendo com o país. E estariam criticando, mesmo que fosse em tom de arrependimento. Não estariam parados como a grande maioria.
O governo do PT deve ser bom, porque hoje em dia, até "cara pintada" virou profissão remunerada. Se os "jovens universiOTÁRIOS", vão pra rua protestar, eles param por R$50 que qualquer polítoco ceda. Isso é absurdo! Cadê a vergonha na cara?!!! Cadê o amor ao país?!!! Realmente isso não se ensina mais nas escolas!
Ah, deve ser melhor ao invés de meter as caras, protestar, ter os R$50 pra abrir a mala no pátio da faculdade, colocar uma música bem alta, pra ser o popular, pra ser o que tem carrinho, o que chama mulher pra perto. O nosso país está cada vez mais pertido e não vejo saída, pela juventude incompetente das faculdades da vida.

2 comentários:

Rebeca Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebeca Tavares disse...

Muitos Giba, não todos. Graças à grande vontade de revolucionar, ao menos na minha faculdade, existem sim.. militantes, lutando pela reforma política. Não sou muito a par dessas questões, mas com certeza dou um grande apoio. É como uma frase que diz: Seja a revolução que vc quer para o mundo!
Estou tentando...