terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tim - Gilberto Valle


Há duas semanas atrás, passei na Rua do Riachuello, mas precisamente no Cafoblues. O senhor Bruno me pediu alguns instantes de atenção para colocar umas coisas de Tim Maia, que ele havia achado pelos blogues da vida. Primeiramente rolou a pedra, intitulada "Lamento". Fiquei absurdamente pasmo! Sempre fui um fã confesso de Tim Maia, até nas épocas mais modernas e romântica..."me deu motivo pra ir embooooooora". Isso rodava tanto no toca-fitas do carro de minha tia.
Era do disco de 1972! Conhecia por ouvir nas audições da casa de Tio Paulo, pai de Fernandão, o Tim (1971), mas, essa audição me bateu a curiosidade de pesquisar mais sobre esses discos. Os achei facilmente, mas a cada audição eu percebia como as coisas são meio malucas em termos musicais.
Fala-se muito da época "Racional" de Tim Maia, e hoje eu percebo algumas coisas. A cultura "alternativa" toma espaço a grandes passos no país, é fato, mas daí desconhecer musicalidade é outro assunto. O próprio Tim, afirmou diversas vezes em entrevistas que a referida época "Racional" foi uma enorme besteira na vida dele, e que ele gastou rios de dinheiro com uma coisa sem nexo. Não a desmereço, mas, por outro lado, discordo quando falam que trata-se da melhor coisa que Tim fez em vida. (Pode ter sido apenas por nessa época ele estar longe das drogas, crendo numa pregação imbecilizada e sem noção).
Ouvindo esses discos mais antigos de Tim Maia, nota-se mais musicalidade, mais soul, mais funk, e mais sentimento nas músicas! Agora, como a modinha hoje é ser "alterna", salve Racional. Eu prefiro "Salve Tim!" E pelo conjunto da obra. Principalmente por ser um cara que era altamente inteligente, preparado e com consciência social.
Penso que esses quatro discos Pré-Racionais, são muito melhores do que aos dois da própria fase.

E outra, vamo deixar de modismos e ouvir o que te cai bem nos ouvidos, independente de estilo. Até porque se eu não gosto, pra você pode ser diferente.

Salve TIM MAIA!

Um comentário:

Luanda Moura disse...

Como é bom ler um texto bem escrito!

Por que você não é jornalista, rapaz?

um beijo