segunda-feira, 13 de junho de 2011

The last time I saw Richard - Joni Mitchell

Para meu amigo Décio, em homenagem ao seu aniversário. A tradução de The Last Time I Saw Richard da fabulosa Joni Mitchell.

A última vez em que vi Richard foi em Detroit, em 68
E ele me disse que todos os românticos encontram o mesmo destino
Algum dia, cínicos e bêbados, chateando alguém
Em algum café escuro
Você ri, ele disse, você acha que está imune
Veja teus olhos
Estão cheios de lua
Você gosta de rosas, beijos e homens atraentes te dizendo
Todas aquelas lindas mentiras, lindas mentiras
Quando você vai perceber que são apenas lindas mentiras
Apenas lindas mentiras, lindas mentiras

Ele colocou uma moeda na Wurlitzer, e apertou
Três botões e o negócio começou a zunir
Uma garçonete veio com meias-arrastão e uma gravata-borboleta
Dizendo "Beba logo, está chegando a hora de fechar."
"Richard, você não mudou realmente", eu disse
"É só que agora você romantiza alguma dor que existe na sua cabeça
Você tem túmulos nos olhos, mas as canções
Que você toca estão sonhando
Ouça, elas cantam sobre o amor tão docemente
Quando você vai se reerguer?
Oh e o amor pode ser tão doce, amor tão doce

Richard se casou com uma patinadora artística
E comprou-lhe uma lavadora de louças e uma cafeteira
E ele bebe em casa agora, na maioria das noites, com a TV ligada
E todas as luzes da casa brilhando
Eu vou apagar esta maldita vela
Não quero ninguém vindo à minha mesa
Eu não tenho nada pra conversar com ninguém
Todos os bons sonhadores atravessam este caminho algum dia
Escondendo-se atrás de garrafas em cafés escuros
Cafés escuros
Apenas um escuro casulo
Antes que eu consiga minhas lindas asas
E voe para longe
Apenas uma fase, estes dias de cafés escuros

Nenhum comentário: