segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dá um tempo pro Bigode - Gilberto Valle


"Saia do meu caminho
Eu prefiro andar sozinho
Deixem que eu decida a minha vida
Não preciso que me digam de que lado nasce o Sol
Porque bate lá meu coração"


É assim que começo o texto. Citando um trecho do genial "Comentário a Respeito de John". Tenho certeza de que é assim que o mestre Belchior pensa. Na sua liberdade total e não nessa vida cansativa e política da grande maioria dos artistas.
O que me deixa perplexo nisso tudo, é que se os Hotéis aos quais ele deve e as empresas de estacionamento, não tivessem colocado na mídia que se tratava de Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, nome real do menestrel, nada disso estaria ocorrendo. Culpo a mídia sim! Por que? Será que se fosse Ivete Sangalo, Ximbinha e Joelma, e tantos outros que nos cobrem de porcaria os ouvidos, isso iria estourar? Tenho sérias dúvidas.
Na reportagem de ontem do Global Fantástico, achei a postura de Belchior correta ao fazer a repórter da Globo, esperar um monte. Prova de que ele quer ficar só, compor só, desfrutar momentos de solidão, vivendo sua música...Mas, como sempre o sensacionalismo impera!
Palavras dele - "Quando minha assessoria me comunicou, assisti as imagens pela internet e não me reconheci. Afinal, nunca fui uma celebridade." Coisa desnecessária e inoportuna para vida do genial Belchior.
Não concordo com as dívidas deixadas, com as "possíveis" pensões atrasadas, deixo claro. Mas bastaria vender os dois carros, ou apenas a Mercedez que está parada e tudo estará resolvido. Ou ainda, bastam dois shows e pronto, ele some de novo para a mídia.Acabou o escarcéu feito pela imprensa. Os que enxergam os talentos e a música de verdade, sincera e honesta, sabem que é assim mesmo.
E, aqui para nós...que coisa ridícula se colocar Daniela Mercury e o babaca do Alceu Valença para pedir para ele voltar. Politicagem absurda e desnecessária, beirando o exagero.
Belchior, na minha visão, é um visionário...ele escrevia há 30 anos atrás coisas que até hoje em dia ocorrem, de acordo com o sentido louco que se tornou viver. E, para aquelas pessoas, que pensam que ele iria fugir, ele já havia respondido há anos atrás, basta ouvir, o que é bastante difícil:


O que é que pode fazer o homem comum
neste presente instante senão sangrar?
Tentar inaugurar
a vida comovida,
inteiramente livre e triunfante?

O que é que eu posso fazer
com a minha juventude
quando a máxima saúde hoje
é pretender usar a voz?
O que é que eu posso fazer
um simples cantador das coisas do porão?
Deus fez os cães da rua pra morder vocês
que sob a luz da lua,
os tratam como gente - é claro! - a pontapés.)

Era uma vez um homem e seu tempo...
(Botas de sangue nas roupas de Lorca).
Olho de frente a cara do presente e sei
que vou ouvir a mesma história porca.
Não há motivo para festa: ora esta!
Eu não sei rir à toa!

Fique você com a mente positiva que eu
quero a voz ativa (ela é que é uma boa!)
pois sou uma pessoa.
Esta é minha canoa: eu nela embarco.
Eu sou pessoa!
(A palavra "pessoa" hoje não soa bem -
pouco me importa!)

Não! Você não me impediu de ser feliz!
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente!
Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem:
Conheço o meu lugar!


Segue em frente mestre! Com seus sonhos de sangue e América do Sul. Afinal...

Palavra e som são meus caminhos pra ser livre,
e eu sigo, sim.
Faço o destino com o suor de minha mão.
Bebi, conversei com os amigos ao redor de minha mesa
e não deixei meu cigarro se apagar pela tristeza.
- Sempre é dia de ironia no meu coração.

Tenho falado à minha garota:
- Meu bem, é difícil saber o que acontecerá.
Mas eu agradeço ao tempo.
o inimigo eu já conheço.
Sei seu nome, sei seu rosto, residência e endereço.
A voz resiste. A fala insiste: você me ouvirá.
A voz resiste. A fala insiste: quem viver verá.

Um comentário:

Rafaela Aguiar disse...

deixem o pobre do homem em paz... afff....
:*