quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ao Predador - Gilberto Valle


Semana passada abro uma das revistas de maior circulação nesse país e fiquei meio indignado com uma coisa que li. Falar "meio" indignado é até generoso, porque fiquei completamente revoltado com o Ilustríssimo Ministro da Cultura, senhor Gilberto Gil. O motivo: "Gilberto Gil quer dar a patente de Patrimônio Cultural do Brasil para o Chá de Ayahuasca, utilzado pela seita do Santo-Daime. O chá tem efeito totalmente alucinógeno, similar ao LSD".
Pois bem. Agora eu penso em diversas coisas que já li, já ouvi, assisti, presenciei e etc...
Vou junto ao interior dos meus pensamentos e questiono: "Esse ministro idiota não tem o que fazer não?"
O Brasil tem um potencial cultural imenso, todos estão cansados de saber, no entanto, está mais que provado com essa atitude do referido ministro, que até mesmo quem faz a arte precisa estudar, se preparar pra fazer realmente algo que preste. Errôneo é achar que um cantor e compositor de renome como o Gilberto Gil é, iria fazer algo que preste num Ministério. Ao contrário! Ele conseguiu desagradar diversos milhões de pessoas, centenas de artistas que assim como ele, lutaram pra que esse país fosse um pouco mais democrático. O que leva um ministro, tirar um percentual dos direitos autorais de música de compositores que vivem disso e quase nunca recebem, dizendo que é "pra construir uma escolinha no interior do estado da Bahia"? E ainda julga os artistas errados quando os mesmos vão a mídia e falam do JABÁ que é pago (inclusive por ele), pra se ter o nome vinculado ao meio. Ao contrário desses que vivem a sombra da mídia, o senhor Gilberto Gil, teve o número de shows triplicados, o cachê aumentou bastante e já foi descoberto que as suas composições, não são financeiramente prejudicadas como a da grande maioria. Detalhe básico, é que o orgão criado pra registro dessas composições e execuções, é presidido pela a esposa do mesmo. Enfim, com isso me pergunto: e os tantos talentos que nascem a cada dia em busca de oportunidade? E aqueles que vivem se matando de estudar, de ler,de fotografar, de fazer curtas, de fazer peças teatrais no meio das ruas a troco de míseras moedas, como ficam? A resposta é clara! No meio das ruas mesmo, pelas esquinas da cidade.
Agora entendo, porque o Chico Buarque de Hollanda, negou o convite pra ser o Ministro da Cultura de Luís Inácio (pra quem não lembra o convite foi feito a Chico e o mesmo negou dizendo que tinha apoiado, mas não se mete em política nenhuma). Ele no fundo já tinha a desconfiança de que o convite era mais pra enganar o povo. Tipo, se eu coloco uma pessoa pública o povo vai esquecer de tais problemas, os mais sérios. E, realmente, quem caiu em cima da cultura nesses anos de governo de Lula? Ninguém! Os escândalos foram se acumulando em outras áreas e agora, no fim, e pra completar, o Ministro Gilberto Gil, faz o favor de defecar onde estava "limpo" por falta de idéias e atitudes. Mais um acréscimo pro saldo devedor do Governo Lula, devedor com o povo, diga-se de passagem. Honestamente, numa das discussões com pessoas de mais idade que vivenciaram muito mais do que eu toda essa história de partido de esquerda, partido de direita, fiquei impressionado com uma frase que era: "As pessoas inteligentes desse país já estiveram com Lula, mas hoje em dia o repudiam." Não acho que seja um comentário meio que em tom de superioridade, no entanto, é um desabafo, porque depois de tantos anos vendo os "direitistas" roubarem esse país, surgiu uma esperança. E a pior decepção, é quando você se mostra igual ao que te roubou durante anos.
Vendo esse cenário de tanta desilusão no país, vai que o senhor ministro está certo mesmo. Melhor tomar uma porcaria dessas e chapar a ver o que ele e a corja dos "iguais" (assim deveriam se chamar todos aqueles que roubam, independente de partidos), pintam com o povo. E ninguém hoje em dia faz mais nada, porque até cara-pintada virou profissão remunerada.


Um comentário:

Cezar, B. disse...

Gilberto,
Gilberto não sabe
o que está fazendo!
rs

abraço.