segunda-feira, 12 de maio de 2008

A dor de quem vive velho - Gilberto Valle


Conheço uma senhora de 88 anos de idade. Totalmente lúcida, mas com certos problemas de saúde pela idade, coisas muito desagradáveis. Infelizmente, essa senhora tem ainda outros problemas com que esquentar a cabeça, mesmo com toda esse tempo de estrada. Esta semana mesmo, ela tava conversando comigo e disse que o governo não depositou a pensão dela, que já foi tão reduzida pelo governo passado (aquele Tucano).
Ela teve que arrumar alguém pra resolver essas questões no Ministério da Saúde pelo telefone, só que os grandes funcionários do referido local, exigem que a senhora de 88 anos compareça ao local, sem dó, nem piedade. Quer dizer. Você tem que comprovar que está vivo pra poder receber salários. Ninguém mais, nesse país chamado Brasil, tem o direito de envelhecer? O que parece é isso mesmo. Com todas as exigências cadastrais, de ano em ano, onde a própria pensionista assina com o próprio punho um documento, independente de idade, agora tem que comparecer mensalmente por conta de desconfiança do Governo?
E os remédios que essa senhora precisa pra sobreviver? A mesma toma mais do que 10 tipos de remédio, principalmente, depois do infarte que sofreu aos 87 anos. Foram 5 meses de internamento, segundo ela, um inferno.
Logo após isso. Ainda em estado de recuperação tem que superar a morte do primeiro filho. Uma dor, que só mãe mesmo, sabe o que é.
Pra ter que aturar esse tipo de absurdo no final da vida, é de acabar com a vontade de viver mesmo. E, o que mais impressiona também é o tipo de atendimento. Você chega no prédio da SUDENE, num andar do Ministério da Saúde, e todos olham pra você, dois cochilavam em cima das mesas de trabalho e é praticamente um favor atender uma senhora de 88 anos. Depois, reclamam porque o neto da mesma senhora, falou ironicamente com uma das ilustres "senhouras", que se dispôs a atender interrompendo sua leitura da parte de fofocas na página de algum site referido na internet (com tanta gente querendo trabalhar, tanta gente qualificada).
Sinceramente, pra onde vamos? Onde está a vergonha nesse país chamado Brasil? Onde estão os valores, tão pregados pela "sociedade" e por essas ONG´s de merda?
Cadê essa merda de Governo PTista dos infernos que ia melhorar tudo pro cidadão? Ah, continuamos nadando nesse mar de espúrias, enquanto os cartões corporativos, os mensalões, os desvios, as bolsas escolas da vida e tantas outras reinam.

É. "EU TAMBÉM NÃO SEI DE NADA!"

Vou terminar dizendo uma frase com a qual me despedi:

"Obrigado, por toda sua atenção. Desculpe interromper sua leitura senhora. Agora, um país que não respeita seus idosos, mostra realmente o que é. Uma merda!"




PS - A senhora de 88 anos é minha avó, Maria Dolores da Costa Carvalho e todos os fatos ocorreram hoje, no dia 12/05/2008. O neto nem precisa dizer quem é...porque ainda disse pouco, pelo gênio que tem.

Foto - Ivan Alecrim

Um comentário:

green box disse...

E o que revolta, é ver que mesmo com isso tudo o povo Brasileiro não para pra pensar nem um pouquinho e se contenta com tão pouco. haha. Só passei pra dar um oi. :) beijo.